quinta-feira, 19 de abril de 2007

Paulo Freire


FREIRE, Paulo,1921-1997 A importância do ato de ler:em três artigos que se completam/Paulo Freire:44. ed.-São Paulo, Cortez, 2003


Segundo Freire a leitura do mundo sempre precede a leitura da palavra. O ato de ler deu-se em sua experiência existencial, primeiro na leitura de seu pequeno mundo; depois, a leitura da palavra que nem sempre, durante sua vida escolar, foi a leitura da “palavramundo”. De acordo com ele, aquele mundo de suas perspectivas aumentava sua capacidade de percebê-lo encarnado numa série de coisas, que a compreensão ia aprendendo com o tempo em sua relação com seus irmãos e seus pais. A leitura do seu mundo sempre foi fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrever, e transformando-o através de uma prática consciente. Esse dinamismo é um dos principais aspectos do processo de alfabetização que deveriam vir do universo escolar, expressando sua verdadeira linguagem carregada de significados de sua experiência existencial e não na experiência como educador.

Um comentário:

Marta Melo disse...

Olá!
Nota e comentários estão no meu blog. Gostei do resumo e do atrasado...Um conselho, nunca façam texto muito grande para publicação em blog, porque ninguém lê. Vá publicando aos poucos, que funciona.
Bjs.